A versão gratuita do Calcularte (Plano Iniciante) oferece tudo que você precisa para precificar suas peças:
Primeiro vamos enumerar os passos necessários para calcular seus preços, para dar a você uma visão completa do processo e, em seguida, vamos explicar como fazer cada um deles com uma maior riqueza de detalhes:
Antes de começar a precificar cada uma das suas peças individualmente, você deve seguir esses 4 passos preliminares:
Feito isso, você já pode começar a precificar suas peças.
Para precificar uma peça:
E pronto! O sistema já calculou o seu preço com tudo detalhadinho pra você.
Para cada nova peça que você quiser precificar, basta repetir os passos 5, 6 e 7.
Somente quando precisar incluir materiais ainda não cadastrados no cálculo de preço de uma nova peça, consulte o passo 2 e acrescente o novo material.
Somente quando tiver novas despesas, não previstas antes, ou a cada mês que for feito um novo pagamento de uma despesa recorrente (como aluguel ou luz), consulte o passo 3 para atualizar suas despesas.
Somente quando for começar a usar um novo canal ou meio de pagamento para suas vendas, volte ao passo 4 e atualize sua lista de meios de venda.
Agora, vamos detalhar cada etapa listada acima:
Caso prefira ver a explicação em vídeo da criação da sua conta no Calcularte e da configuração inicial, é só clicar no vídeo ao lado.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Esse primeiro passo você completará com a ajuda do assistente de configuração, que é a primeira coisa que o sistema apresenta no seu primeiro acesso ao sistema.
São apenas 3 perguntas para definir a carga horária, salário desejado e percentual de lucro padrão. É só responder às perguntas preenchendo os campos apresentados pelo asistente e seguir as instruções para prosseguir.
Você poderá, mais tarde, alterar essas configurações quando desejar, na seção Configurações, aba Sistema de trabalho.
Caso prefira ver a explicação em vídeo do cadastro de materiais, é só clicar no vídeo ao lado.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Acesse o cadastro de materiais onde indicado na imagem:
Já na tela do cadastro de materiais, clique em Novo Material para incluir um novo material:
Um novo registro será criado:
No novo registro, preencha:
Clique no botão de salvar:
Pronto! É só repetir o processo para cada material que você vai usar na sua peça.
Caso prefira ver a explicação em vídeo do cadastro de despesas, é só clicar no vídeo ao lado.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Acesse o cadastro de despesas onde indicado na imagem:
Já na tela de despesas, aba Mês a Mês, selecione o mês no qual deseja listar uma despesa:
Em seguida, clique no botão Adicionar despesa no mês:
Selecione a despesa que deseja da lista e informe o valor no campo ao lado:
Obs.: A lista de despesas disponíveis são pré-cadastradas no sistema como as mais comumente utilizadas, mas caso não encontre a despesa que deseja na lista, vá até a aba Fixas e inclua mais despesas na lista:
De volta à aba Mês a mês, depois de selecionar o mês, a despesa e informar o valor, clique em Salvar:
Repita o processo para cada despesa que você deseja cadastrar em cada mês e pronto! Agora o sistema já consegue calcular a sua média mensal de despesas
Na aba Variáveis, você pode informar impostos ou qualquer outra despesa que seja calculada em forma de percentual que incide em cima do seu faturamento mensal:
Basta clicar em Nova despesa e informar o nome da despesa e o percentual. Em seguida clique no botão salvar.
Caso prefira ver a explicação em vídeo do cadastro de meios de venda, é só clicar no vídeo ao lado.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Acesse o cadastro de meios de venda onde indicado na imagem:
Já na tela de cadastro dos meios de venda, você verá 3 abas:
Aba Canais de Venda: Aqui você cadastra os canais de venda que você utiliza para efetuar a venda dos seus produtos
Note que você já tem o canal de venda Venda direta pré cadastrado.
Para cadastrar novos canais de venda, clique no botão Novo canal de venda, e informe o nome do canal de venda e a taxa cobrada pelo canal, caso possua. Depois clique no botão salvar:
Aba Meios de pagamento: Aqui você cadastra os meios de pagamento que você aceita.
Note que você já tem o meio de pagamento Em dinheiro pré cadastrado.
Para cadastrar um novo Meio de Pagamento, clique no botão Novo meio de pagto.
Informe o nome do meio de pagto, o tipo desse meio de pagto. e informe a taxa cobrada e o prazo de liberação do dinheiro.
Tipos de meios de pagamento:
Aba Meios de venda: Aqui você combina os Canais de Venda com os Meios de Pagamento, de acordo com quais meios de pagamento são aceitos em cada canal de venda.
Por exemplo: Você pode aceitar dinheiro e cartão na sua loja física, mas somente cartão na sua loja virtual, assim você combinaria Loja física(CV) + Em dinheiro(MP), Loja física(CV) + Cartão de crédito(MP) e Loja virtual(CV) + Cartão de crédito(MP), tendo assim 3 Meios de Venda diferentes.
Para criar cada Meio de Venda, clique no botão Novo meio de venda:
Selecione o Canal de Venda, o Meio de Pagamento e clique no botão salvar:
Caso prefira ver a explicação em vídeo da criação da peça, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo engloba os passos 5 (criação da peça), 6 (seleção dos materiais usados na confecção da peça) e 7 (seleção dos meios usados para venda).
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Na tela do cadastro de peças, clique no botão Nova peça:
Dê um nome para sua peça, preencha a descrição (opcional) e informe o tempo de produção e o percentual de lucro (opcional, deixe em branco se quiser usar o lucro padrão das configurações gerais do sistema)
Se quiser, inclua uma foto do seu produto, com a opção de fotografar usando a câmera do seu dispositivo...
... ou de escolher uma imagem já armazenada em disco:
Caso prefira ver a explicação em vídeo da seleção dos materiais da peça, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo engloba os passos 5 (criação da peça), 6 (seleção dos materiais usados na confecção da peça) e 7 (seleção dos meios usados para venda).
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Partindo do seu cadastro de peças, clique em Detalhes, como indicado na imagem, no card da peça para a qual você quer cadastrar materiais.
Desça até a subseção Materiais da Peça, clique no botão Adicionar material à peça, selecione o material desejado, informe a quantidade utilizada na confecção dessa peça e clique no botão Salvar.
Repita o processo para cada material utilizado na produção dessa peça.
Caso prefira ver a explicação em vídeo da seleção dos meios de venda da peça, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo engloba os passos 5 (criação da peça), 6 (seleção dos meios de venda usados na confecção da peça) e 7 (seleção dos meios usados para venda).
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Partindo do seu cadastro de peças, clique em Detalhes, como indicado na imagem, no card da peça para a qual você quer cadastrar meios de venda.
Desça até a subseção Meio de Venda da Peça, clique no botão Adicionar meio de venda à peça, selecione o meio de venda desejado e clique no botão Salvar.
Repita o processo para cada meio de venda utilizado na produção dessa peça.
Pronto!
Você tem, na seção Valores Finais da Peça, os preços de venda calculados para cada meio de venda:
Todos os custos de produção (materiais, mão de obra e despesas), de venda (impostos e taxas, comissões) e o lucro devidamente discriminados:
Você também tem um preço de venda único sugerido:
A versão gratuita do Calcularte (Plano Iniciante) oferece tudo que você precisa para precificar suas peças:
Primeiro vamos enumerar os passos necessários para calcular seus preços, para dar a você uma visão completa do processo e, em seguida, vamos explicar como fazer cada um deles com uma maior riqueza de detalhes:
Antes de começar a precificar cada uma das suas peças individualmente, você deve seguir esses 4 passos preliminares:
Feito isso, você já pode começar a precificar suas peças.
Para precificar uma peça:
E pronto! O sistema já calculou o seu preço com tudo detalhadinho pra você.
Para cada nova peça que você quiser precificar, basta repetir os passos 5, 6 e 7.
Somente quando precisar incluir materiais ainda não cadastrados no cálculo de preço de uma nova peça, consulte o passo 2 e acrescente o novo material.
Somente quando tiver novas despesas, não previstas antes, ou a cada mês que for feito um novo pagamento de uma despesa recorrente (como aluguel ou luz), consulte o passo 3 para atualizar suas despesas.
Somente quando for começar a usar um novo canal ou meio de pagamento para suas vendas, volte ao passo 4 e atualize sua lista de meios de venda.
Agora, vamos detalhar cada etapa listada acima:
Caso prefira ver a explicação em vídeo da criação da sua conta no Calcularte e da configuração inicial, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Esse primeiro passo você completará com a ajuda do assistente de configuração, que é a primeira coisa que o sistema apresenta no seu primeiro acesso ao sistema.
São apenas 3 perguntas para definir a carga horária, salário desejado e percentual de lucro padrão. É só responder às perguntas preenchendo os campos apresentados pelo asistente e seguir as instruções para prosseguir.
Você poderá, mais tarde, alterar essas configurações quando desejar, na seção Configurações, aba Sistema de trabalho.
Caso prefira ver a explicação em vídeo do cadastro de materiais, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Acesse o cadastro de materiais onde indicado na imagem:
Já na tela do cadastro de materiais, clique em Novo Material para incluir um novo material:
Um novo registro será criado:
No novo registro, preencha:
Clique no botão de salvar:
Pronto! É só repetir o processo para cada material que você vai usar na sua peça.
Caso prefira ver a explicação em vídeo do cadastro de despesas, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Acesse o cadastro de despesas onde indicado na imagem:
Já na tela de despesas, aba Mês a Mês, selecione o mês no qual deseja listar uma despesa:
Em seguida, clique no botão Adicionar despesa no mês:
Selecione a despesa que deseja da lista e informe o valor no campo ao lado:
Obs.: A lista de despesas disponíveis são pré-cadastradas no sistema como as mais comumente utilizadas, mas caso não encontre a despesa que deseja na lista, vá até a aba Fixas e inclua mais despesas na lista:
De volta à aba Mês a mês, depois de selecionar o mês, a despesa e informar o valor, clique em Salvar:
Repita o processo para cada despesa que você deseja cadastrar em cada mês e pronto! Agora o sistema já consegue calcular a sua média mensal de despesas
Na aba Variáveis, você pode informar impostos ou qualquer outra despesa que seja calculada em forma de percentual que incide em cima do seu faturamento mensal:
Basta clicar em Nova despesa e informar o nome da despesa e o percentual. Em seguida clique no botão salvar.
Caso prefira ver a explicação em vídeo do cadastro de meios de venda, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs.: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Acesse o cadastro de meios de venda onde indicado na imagem:
Já na tela de cadastro dos meios de venda, você verá 3 abas:
Aba Canais de Venda: Aqui você cadastra os canais de venda que você utiliza para efetuar a venda dos seus produtos
Note que você já tem o canal de venda Venda direta pré cadastrado.
Para cadastrar novos canais de venda, clique no botão Novo canal de venda, e informe o nome do canal de venda e a taxa cobrada pelo canal, caso possua. Depois clique no botão salvar:
Aba Meios de pagamento: Aqui você cadastra os meios de pagamento que você aceita.
Note que você já tem o meio de pagamento Em dinheiro pré cadastrado.
Para cadastrar um novo Meio de Pagamento, clique no botão Novo meio de pagto.
Informe o nome do meio de pagto, o tipo desse meio de pagto. e informe a taxa cobrada e o prazo de liberação do dinheiro.
Tipos de meios de pagamento:
Aba Meios de venda: Aqui você combina os Canais de Venda com os Meios de Pagamento, de acordo com quais meios de pagamento são aceitos em cada canal de venda.
Por exemplo: Você pode aceitar dinheiro e cartão na sua loja física, mas somente cartão na sua loja virtual, assim você combinaria Loja física(CV) + Em dinheiro(MP), Loja física(CV) + Cartão de crédito(MP) e Loja virtual(CV) + Cartão de crédito(MP), tendo assim 3 Meios de Venda diferentes.
Para criar cada Meio de Venda, clique no botão Novo meio de venda:
Selecione o Canal de Venda, o Meio de Pagamento e clique no botão salvar:
Caso prefira ver a explicação em vídeo da criação da peça, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs. 1: O vídeo engloba os passos 5 (criação da peça), 6 (seleção dos materiais usados na confecção da peça) e 7 (seleção dos meios usados para venda).
Obs. 2: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
Na tela do cadastro de peças, clique no botão Nova peça:
Dê um nome para sua peça, preencha a descrição (opcional) e informe o tempo de produção e o percentual de lucro (opcional, deixe em branco se quiser usar o lucro padrão das configurações gerais do sistema)
Se quiser, inclua uma foto do seu produto, clicando sobre a imagem para abrir o menu...
Caso prefira ver a explicação em vídeo da seleção dos materiais da peça, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs. 1: O vídeo engloba os passos 5 (criação da peça), 6 (seleção dos materiais usados na confecção da peça) e 7 (seleção dos meios usados para venda).
Obs. 2: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
No seu cadastro de peças, selecione a peça desejada, como indicado na imagem, para exibir à direita os detalhes da peça.
Desça até a subseção Materiais da Peça, clique no botão Adicionar material à peça, selecione o material desejado, informe a quantidade utilizada na confecção dessa peça e clique no botão Salvar.
Repita o processo para cada material utilizado na produção dessa peça.
Caso prefira ver a explicação em vídeo da seleção dos meios de venda da peça, é só clicar no vídeo ao lado.
Obs. 1: O vídeo engloba os passos 5 (criação da peça), 6 (seleção dos meios de venda usados na confecção da peça) e 7 (seleção dos meios usados para venda).
Obs. 2: O vídeo utiliza a versão para celular do sistema, mas o procedimento no seu computador deverá ser similar.
Caso prefira tudo em texto, é só continuar lendo abaixo.
No seu cadastro de peças, selecione a peça desejada, como indicado na imagem, para exibir os detalhes da peça à direita.
Desça até a subseção Meio de Venda da Peça, clique no botão Adicionar meio de venda à peça, selecione o meio de venda desejado e clique no botão Salvar.
Repita o processo para cada meio de venda utilizado na produção dessa peça.
Pronto!
Você tem, na seção Valores Finais da Peça, os preços de venda calculados para cada meio de venda:
Todos os custos de produção (materiais, mão de obra e despesas), de venda (impostos e taxas, comissões) e o lucro devidamente discriminados:
Você também tem um preço de venda único sugerido:
A versão premium do Calcularte (Plano Empreendedor) oferece tudo que você precisa para organizar e administrar seu negócio artesanal:
Aprenda como fazer as configurações iniciais para começar a usar o Calcularte, como inserir suas despesas, como configurar o saldo inicial para iniciar o controle de fluxo de caixa e uma visão geral de como ele funciona.
Neste tutorial você vai aprender a cadastrar e precificar suas peças, cadastrar meios de venda, cadastrar meios de compra, cadastrar materiais e seus fornecedores e movimentar o seu estoque.
Neste tutorial você vai aprender a cadastrar um pedido, gerar orçamento automaticamente, entender o ciclo de vida do pedido (todos os status que ele pode assumir), ver a baixa automática no estoque das peças vendidas no pedido, ver o lançamento do pedido ser feito automaticamente em seu fluxo de caixa, cadastrar cliente, cadastrar fornecedor.
Neste vídeo você vai entender os componentes do Painel de Desempenho e conhecer o padrão de relatórios.
Esse vídeo apresenta uma visão geral de todo o processo de precificação, condensado em 1 minuto.
nesse vídeo vou te contar quais são os 6 itens que devem ser considerados na hora de calcular o preço de venda do seu produto. E ainda vou te mostrar onde estão esses itens no Calcularte e como entram no custo da sua peça.
Ao iniciar o uso do sistema, preencha o campo "Média de despesas mensal", como explicado no vídeo. Esse campo será usado para ratear suas despesas nas peças, até que você tenha ao menos 1 mês fechado no seu fluxo de caixa.
O Calcularte possui uma calculadora de área para te ajudar a calcular a quantidade de tecido, papelão cinza Holler, Paraná), MDF (entre outros materiais) usada na confecção de seu produto artesanal.
Basta informar a largura e comprimento do tecido que a calculadora já informa a área usada do material, para então precificar sua peça.
A calculadora de área soma vários retalhos do material usado na sua peça, basta informar as dimensões de cada pedaço, simples assim!
Para incluir o material comprado no sistema, a calculadora de área te ajuda da mesma forma: informe a largura e comprimento do tecido, papelão, MDF e pronto, tenha automaticamente a área do insumo no sistema.
A calculadora de área está disponível no Plano Iniciante (gratuito) e no Plano Empreendedor (por assinatura). Neste tutorial você vai aprender como utilizá-la e em que locais do Calcularte ela aparece.
Nesse exemplo usamos uma peça de crochê para precificar com o Calcularte, é muito simples, pois você não precisa fazer um monte de cálculos, o sistema faz pra você, te dando segurança pra vender pelo preço certo.
Nesse tutorial vamos te ensinar a calcular o custo de sua receita e o preço de venda de seus produtos automaticamente, usando o Calcularte.
Nesse vídeo você vai aprender a precificar o chocolate quente cremoso na garrafinha com o Calcularte.
Veja como é fácil precificar cosméticos artesanais e produtos de aromaterapia com o Calcularte. A partir da sua receita, o Calcularte precifica seu produto final, fracionando automaticamente seus ingredientes.
Veja como é fácil calcular o preço de venda do seu ovo de Páscoa com o Calcularte. Venda pelo preço certo e tenha uma Páscoa lucrativa!
Pela seção Estoque você tem a aba Compras, que exibe uma listagem com todas as compras que você lançou no seu estoque, para um controle mais ágil e fácil.
Por lá você também pode editar e excluir suas compras, além de contar com filtros para busca em todos os campos, para que você faça tudo bem rapidinho.
O controle de pedidos do Calcularte te ajuda a manter seus pedidos organizados para que você não se perca e nem atrase nenhuma encomenda.
O sistema divide os pedidos em três tipos: sob encomenda, pronta entrega e venda presencial, você escolhe qual se adequa melhor a cada venda que fizer. Cada tipo possui um ciclo de vida com seus status, como orçamento, produção, envio, para que você mantenha seus pedidos organizados.
O Calcularte gera automaticamente orçamentos com aparência profissional e com o seu logo, para que você transmita credibilidade aos clientes e feche mais vendas.
Como o Calcularte é um sistema de gestão integrado e com muitos recursos automatizados, ao lançar um pedido várias tarefas são disparadas automaticamente, como por exemplo, baixa das peças em seu estoque, lançamento do valor recebido no fluxo de caixa e nos relatórios, tarefas relacionadas ao pedido são exibidas em seu planner para você organizar sua agenda.
O sistema ainda mostra quanto tempo você vai levar para produzir o pedido e quanto tempo falta para você postar, para que você sempre entregue os produtos dentro do prazo.
Um orçamento profissional e personalizado pode fazer toda a diferença na hora do seu cliente fechar um pedido com você.
Com um orçamento detalhado, você passa mais credibilidade e segurança para o seu cliente, além de manter tudo documentado e organizado.
O Calcularte gera automaticamente o orçamento para você, com o seu logotipo e todas as informações necessárias. Com isso você tem muito mais agilidade na rotina do seu ateliê!
Você pode gerar recibos do que desejar, sejam pedidos cadastrados no sistema ou qualquer outro recebimento que precise emitir um recibo.
Os recibos podem ser impressos, salvos em PDF ou compartilhado diretamente do seu dispositivo. E você ainda conta com um histórico de recibos para consultar a qualquer momento todos os documentos que já foram gerados.
Se você sente que não tem tempo para cuidar do seu negócio, passa a maior parte do dia produzindo encomendas e ainda conciliando seu tempo com as atividades de casa e filhos, o Planner do Calcularte vai te ajudar!
Com esse novo recurso do Calcularte você organiza sua rotina com facilidade, o sistema te ajuda exibindo automaticamente as tarefas relacionadas aos seus pedidos para que você arraste e organize sua agenda como preferir. Ele também exibe lembretes como aniversário de clientes e fechamento de mês. E você também pode incluir o que desejar em seu planner!
Com essa ferramenta você vai enxergar com mais clareza o tempo que leva para realizar cada atividade, conseguindo abrir espaço para administrar seu negócio, por exemplo, o que é essencial, mas que muitas vezes acaba sendo deixado de lado pela correria do dia-a-dia.
O Calcularte possui um cadastro de clientes integrado aos outros recursos do sistema, possibilitando que você mantenha o histórico de pedidos do cliente, lembretes em seu planner, como a data de aniversário do cliente, e muito mais!
Esse cadastro te ajuda a criar estratégias para se relacionar bem com seu cliente, assim ele poderá comprar com você outras vezes! :D
Um dos recursos que o Calcularte oferece é o cadastro de fornecedores, para trazer mais agilidade para a rotina do seu negócio artesanal!
Rapidamente você consulta quais fornecedores vendem os materiais que precisa e preços praticados, evitando um tempo longo de pesquisas antes de comprar.
E o sistema ainda mantém seu histórico de compras, para te ajudar na análise dos seus gastos e programação das próximas aquisições!
O Calcularte tem gráficos e indicadores que te ajudam a responder essa pergunta em um piscar de olhos! Veja como nesse vídeo, aprenda a explorar todo o seu potencial com essa poderosa ferramenta!
Essa anállise é muito importante para que você saiba quais produtos do seu portfolio estão valendo a pena. Dessa forma você pode traçar estratégias para divulgar mais os produtos lucrativos e talvez até descontinuar aqueles que trazem pouco retorno.